Com uma arrecadação global de US$ 270 milhões, “Wicked” e “Gladiador II” trouxeram um sopro de vida ao mercado cinematográfico, que vinha enfrentando dificuldades recentemente. O fim de semana se destacou como um dos mais movimentados do ano para o setor.
O musical de grande orçamento “Wicked”, dirigido por Jon M. Chu e estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, estreou com US$ 114 milhões nos Estados Unidos e US$ 164,2 milhões mundialmente, segundo estimativas do estúdio Universal Pictures divulgadas no domingo. Esse desempenho marcou a terceira maior estreia do ano, ficando atrás apenas de “Deadpool & Wolverine” e “Divertida Mente 2”. Além disso, tornou-se o maior lançamento de uma adaptação de musical da Broadway na história.
Já “Gladiador II”, sequência do aclamado filme de 2000 dirigido por Ridley Scott, iniciou sua jornada com US$ 55,5 milhões em vendas de ingressos domésticos. Com um orçamento de produção de cerca de US$ 250 milhões, o longa da Paramount Pictures apostou alto em retornar ao Coliseu com um elenco renovado, liderado por Denzel Washington e Paul Mescal. Apesar de não alcançar a previsão inicial de US$ 60 milhões nos Estados Unidos, o filme apresentou bom desempenho no mercado internacional, arrecadando US$ 50,5 milhões fora do país.
“Glicked” Fica Atrás de “Barbenheimer”
Para a Universal, que distribuiu “Oppenheimer” no ano passado, o fim de semana foi mais uma vitória de “Wicked” do que de “Glicked”.
“Nós vimos a oportunidade de dominar um fim de semana e ganhar um grande impulso antes do feriado de Ação de Graças”, afirmou Jim Orr, chefe de distribuição da Universal. “Estamos muito confiantes de que o filme terá uma performance excepcional durante o período natalino e até o início do ano novo.”
O efeito da programação alternativa também foi significativo para “Wicked” e “Gladiador II”, que atraíram públicos distintos. Assim como aconteceu com “Barbie”, a maior parte do público de “Wicked” foi feminino (72%), enquanto 61% dos espectadores de “Gladiador II” eram homens.
“Cada um desses filmes provavelmente teria resultados semelhantes mesmo se lançados separadamente, mas é difícil afirmar com certeza”, analisou Paul Dergarabedian, especialista em mídia da Comscore. “O aumento na visibilidade pode, de fato, levar a uma maior arrecadação. Em resumo, eles não prejudicaram um ao outro.”
Campanhas de Marketing Grandiosas
Diferente de “Barbenheimer”, que contou com forte divulgação espontânea nas redes sociais, tanto “Wicked” quanto “Gladiador II” investiram em estratégias massivas de marketing.
A campanha de “Gladiador II” incluiu desde uma polêmica parceria com o Airbnb envolvendo o Coliseu em Roma até a exibição simultânea de um trailer de um minuto em mais de 4.000 canais de TV, estações de rádio e plataformas digitais.
Já a promoção de “Wicked” foi ainda mais extensa, envolvendo desde bebidas temáticas “Wickedly Delicious” no Starbucks, copos Stanley e bonecas Mattel (algumas das quais enfrentaram um recall constrangedor). Os astros do filme fizeram aparições em eventos de destaque, como o Met Gala e as Olimpíadas.
Com esses esforços, os dois filmes conseguiram não apenas atrair multidões, mas também se firmar como sucessos marcantes em um cenário desafiador para o cinema.